Pílula anticoncepcional tem relação com a trombose? - Dr. Keller Santos

Pílula anticoncepcional tem relação com a trombose?

Existem diversos relatos de pacientes relacionando a utilização do anticoncepcional com a ocorrência da trombose venosa profunda. Essas informações podem causar muitas dúvidas, por isso, resolvi falar sobre esse assunto hoje.

A trombose venosa profunda é causada pela coagulação do sangue no interior das veias, principalmente dos membros inferiores. Comumente, os sintomas são dor e inchaço.

As mulheres que utilizam pílula anticoncepcional com determinados hormônios possuem um risco maior de desenvolver a trombose. Entretanto, se não existem outros fatores de influência, esses riscos são bem pequenos.

É muito importante que a mulher consulte o médico e avalie se há fatores de risco para a trombose. Além disso, somente um ginecologista poderá indicar o anticoncepcional ideal para cada caso.

Mulheres que fumam, são sedentárias ou que têm histórico de trombose na família devem evitar o uso de pílulas anticoncepcionais. Fora isso, é pequena a taxa de pacientes jovens que possuem trombose sem nenhum antecedente.