Como prevenir o acúmulo de placas de gordura nas artérias? - Dr. Keller Santos

Como prevenir o acúmulo de placas de gordura nas artérias?

O acúmulo de placas de gordura nas artérias, também chamado de aterosclerose, restringe o fluxo sanguíneo e pode gerar problemas para a saúde. Como os fatores que causam esse entupimento são muito comuns, resolvi mostrar para vocês medidas simples para evita-los.

Como já expliquei, o excesso de placas de gordura e colesterol nas paredes arteriais podem estreitar essas artérias e prejudicar o fluxo sanguíneo. Além disso, parte dessa gordura pode se soltar e entrar na corrente sanguínea, se espalhar pelo corpo e formar um êmbolo, o que prejudica o transporte do sangue para outros órgãos.

Esse endurecimento das artérias acontece ao longo do tempo. Os principais fatores de risco para o acúmulo das placas de gordura nas artérias são pressão arterial elevada, colesterol alto, diabetes, obesidade, tabagismo, sedentarismo e doenças renais crônicas.

Para prevenir esse acúmulo, é importante evitar todos os fatores de risco citados acima. Uma alimentação saudável e prática de exercícios físicos também são muito eficazes para a manutenção de uma vida com mais saúde.

Hábitos simples e saudáveis garantem uma vida melhor! Que tal começar hoje?

A consulta regular com um profissional vascular também é muito importante!