Dedos roxos no frio? Conheça a Síndrome de Raynaud - Dr. Keller Santos

Dedos roxos no frio? Conheça a Síndrome de Raynaud

A Síndrome de Raynaud é uma condição que acomete os vasos sanguíneos, especialmente os dedos das mãos e dos pés. Ocorre devido ao exagero na resposta do organismo à temperatura fria.

Os sintomas da Síndrome são ocasionados pela vasoconstrição dos vasos sanguíneos, que tem como resultado a diminuição do fluxo sanguíneo para a pele. O arroxeamento é causado pela redução da oxigenação nas pequenas veias e artérias.

A pele fria gera uma área pálida demarcada ou o arroxeamento dos dedos das mãos ou pés. Alguns pacientes podem sentir os sintomas nas orelhas, nariz, face, joelhos e áreas expostas.

A Síndrome de Raynaud comumente é iniciada após a exposição ao frio ou situação de estresse intenso. Pode ocorrer em um ou vários dedos, progredindo simetricamente. A sensação de formigamento e amortecimento pode acompanhar as alterações.

O tratamento depende da gravidade da Síndrome e tem como objetivo reduzir os sintomas e evitar novas ocorrências. Para prevenir, o paciente deve manter os pés e mãos aquecidos, além de evitar a água fria, ambientes com ar condicionado e estresse.