Estou grávida. Como faço para evitar as varizes? - Dr. Keller Santos

Estou grávida. Como faço para evitar as varizes?

Você sabia que uma em cada três mulheres gestantes sofrem com as varizes? Algumas das causas são a disfunção hormonal, aumento do peso e do volume do útero. Felizmente, na maioria dos casos, o problema tem solução após o nascimento da criança.

O aumento do abdômen intensifica a pressão nos vasos da pelve, provocando a expansão dessas veias e também as da perna. Além disso, há mais sangue circulando no corpo, bem como mais progesterona e maior peso, fazendo com que aconteça uma dilatação nas veias das pernas, podendo agravar as varizes existentes ou gerar novas.

Para prevenir as varizes na gravidez, é necessário evitar ganhar peso em excesso, fazer atividades físicas específicas e utilizar meias elásticas a partir do quarto mês da gestação.

Massagens como a drenagem linfática manual realizada por especialistas em gestantes ajudam a diminuir os inchaços, além de melhorar o fluxo sanguíneo. Não permanecer em pé ou sentada por mais de 40 minutos seguidos também é uma forma de evitar que as veias se dilatem.

As varizes na gestação podem ser incômodas, causar inchaço, coceira e dores. Contudo não é comum que causem problemas circulatórios crônicos ou coágulos de sangue. O importante é realizar consultas de rotina, e manter o médico informado de qualquer sintoma.

Dr. Keller Santos | Cirurgião Vascular