Existe algum risco em tirar a veia safena? - Dr. Keller Santos

Existe algum risco em tirar a veia safena?

Perguntas que envolvem a retirada da veia safena são muito comuns no consultório. Gostaria de explicar que nem sempre é preciso retirar a veia safena para tratar as varizes, no entanto, em alguns casos essa é a melhor solução.

A cirurgia de retirada de safena geralmente é sugerida quando o vaso está muito dilatado e com excesso de refluxo sanguíneo, que ocorre devido a falha no funcionamento das válvulas da veia, fazendo com que o sangue flua na direção oposta ao coração.

Respondendo a pergunta, o maior problema em retirar a veia safena é não poder utilizá-la caso seja necessário no futuro, em casos de substituição de artéria entupida, a conhecida “ponte de safena”, que restabelece a circulação sanguínea.

Alguns cirurgiões vasculares tentam preservar a safena por esse motivo, mas nem sempre é possível, pois há situações em que a veia está muito tortuosa e alterada. A extração da safena não é prejudicial à circulação de sangue na perna. Caso a orientação seja retirá-la, certamente é porque não desempenha sua função e o organismo está habituado a trabalhar sem ela.

Após a retirada da veia, o funcionamento do corpo pode até melhorar, pois o fluxo do sangue é assumido por veias saudáveis. Dessa forma, os sintomas como inchaço, cansaço e dor nas pernas são solucionados.

Se essa também era a sua dúvida, espero ter esclarecido!

Consultório de São Paulo: (11) 4183-3852 ou (11) 9.7974-8237
Consultório São Bernardo do Campo: (11) 4367-3765 ou (11) 4365-4319