Minhas varizes voltaram, e agora? - Dr. Keller Santos

Minhas varizes voltaram, e agora?

É muito comum as pessoas se queixarem do aparecimento de varizes mesmo após o tratamento adequado. Hoje vou explicar um pouco para vocês porque isso acontece. As varizes que reaparecem depois da realização de um tratamento adequado são chamadas varizes recidivadas, nome que vem do verbo recidivar, que significa reaparecer, reincidir.

O diagnóstico das varizes recidivadas deve começar com uma entrevista com o paciente, que relata sua história clínica com detalhes ao médico, expondo todas as informações que contribuem para a investigação do problema. Exames também ajudam na solução das veias calibrosas.

Entre as principais causas das varizes recidivadas estão o diagnóstico incompleto, falha na cirurgia convencional, neovascularização, varizes não detectadas ao exame, muito superficiais ou de longa duração. A obesidade muito acentuada também é uma das causas do problema.

Alguns procedimentos podem ajudar no tratamento das varizes recidivadas: Alimentação equilibrada, manutenção do peso corporal, prática de atividade física, não fumar, evitar permanecer muito tempo sentado ou sem se movimentar.

As varizes são um problema comum e existem diversos procedimentos eficazes para tratar a doença. Agende sua consulta e saiba mais sobre os procedimentos!