A prevenção sempre será o melhor remédio! - Dr. Keller Santos

A prevenção sempre será o melhor remédio!

Hoje é celebrado o Dia Mundial da Trombose, por isso, esse post tem o objetivo de apoiar a data e ampliar o conhecimento da população sobre os riscos da trombose e conhecer os métodos preventivos.

A trombose é uma doença caracterizada pela formação de coágulos sanguíneos (trombos) dentro de um vaso sanguíneo, geralmente nas pernas, bloqueando ou dificultando o fluxo correto do sangue.

Pode ser causada por diversos fatores, entre os principais podemos destacar: idade avançada, obesidade, certos medicamentos, pílulas hormonais, predisposição genética, sedentarismo, lesão nas veias, imobilidade das pernas por qualquer motivo, tabagismo, entre outros.

Os sintomas característicos da trombose são dor nas pernas, inchaço, aumento da temperatura local, coloração avermelhada ou arroxeada na região e enrijecimento da pele.

Ao sentir alguns dos sintomas citados acima procure um médico para realizar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado. Ou se tiver algum caso de trombose na família, fique atento as medidas preventivas orientadas pelo especialista.

A prevenção pode ser realizada através de uma alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos e usar meias elásticas.

Ficou com alguma dúvida? Deixe-a nos comentários, ou se preferir agende uma consulta: (11) 4183-3852 | 97974-8237 (WhatsApp)

Dr. Keller Santos | Cirurgião Vascular