Quais os sintomas da má circulação nas pernas? - Dr. Keller Santos

Quais os sintomas da má circulação nas pernas?

O sangue é disseminado pelo corpo devido ao trabalho de bombeamento do coração. Porém, alguns problemas podem atrapalhar essa distribuição, entre eles estão os traumas, aterosclerose e sedentarismo, por exemplo.

A má circulação, também conhecida como doença arterial periférica, é um problema na distribuição do sangue, caracterizado pela dificuldade de sua passagem pelas veias e artérias. Ocorre com o endurecimento das artérias, que atrapalha e pode até mesmo impedir o sangue de chegar aos membros inferiores, como os pés e as pernas. Atinge principalmente idosos e mulheres, em especial as grávidas ou que utilizam pílula anticoncepcional. No entanto, pode acometer pessoas de todas as idades. Os principais sintomas da má circulação são: Pele fria e seca, coceira, câimbra e manchas vermelhas nas pernas, varizes, inchaços nos pés e tornozelos, ausência de pelos nos membros inferiores, rachaduras nos calcanhares, sensação de formigamento ou dormência e cor pálida ou azulada em locais de má circulação.

Tais sintomas se tornam piores no final do dia ou após um longo período em que o paciente fica sentado ou em pé. Para evitar a má circulação, é preciso adotar hábitos simples e realizar mudanças no cotidiano.