Quais são os principais sintomas da trombose? - Dr. Keller Santos

Quais são os principais sintomas da trombose?

Em 13 de outubro celebramos o Dia Mundial de Conscientização e Combate à Trombose. Essa data foi instituída pela Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia, para alertar a população sobre os riscos e formas de prevenção da doença.

Esclarecer informações sobre a trombose é muito importante, visto que a doença pode causar complicações graves para a saúde, como gangrena dos tecidos, amputação do membro, embolia pulmonar e até mesmo a morte.

Estar atento aos sintomas é fundamental para a detecção da trombose e o tratamento rápido da doença. Entre os principais sinais, podemos citar a dor nas pernas, principalmente nas panturrilhas, sensação de queimação, mudança de cor na pele da região, que fica vermelha ou azul, e inchaço.

Se algum desses sintomas surgir, é preciso procurar um especialista imediatamente! O diagnóstico é realizado por meio de exames e o tratamento deve ser feito para evitar complicações.

Prevenir a trombose é fácil! Pratique exercícios físicos, evite permanecer muito tempo sentada sem mexer as pernas, mantenha o peso ideal, não fume e alimente-se de forma saudável.