Sabia que crianças e adolescentes também têm varizes? - Dr. Keller Santos

Sabia que crianças e adolescentes também têm varizes?

É comum associarmos as varizes a adultos e idosos, mas as veias tortuosas e dilatadas também podem estar presentes nas pernas de crianças e adolescentes. No entanto, não é necessário entrar em desespero, pois não há nada de anormal com eles.

As varizes são uma modificação dos vasos sanguíneos que nasceram com uma pessoa. Alguns indivíduos possuem fragilidade na parede das veias e, com o passar do tempo, elas podem dilatar e ficarem tortuosas, pois são veias fracas.

O motivo das veias se tornarem fracas são genéticos e hereditários. Se um pai ou mãe tem varizes, as chances de o filho também ter são grandes. Se ambos possuem, essas chances aumentam ainda mais.

Fatores como obesidade e sedentarismo podem potencializar a genética antes do tempo, ocasionando o surgimento das varizes em pessoas ainda novas. As veias tortuosas que acometem os adolescentes também podem aparecer devido à oscilação hormonal da puberdade.

Normalmente, varizes em crianças e adolescentes não geram maiores complicações enquanto jovens. Por exemplo, uma menina que teve varizes aos 12 anos poderá começar a sentir os sintomas após os 30.

Os tratamentos de varizes são simples e eficazes. Atualmente, há vários métodos, como a escleroterapia com espuma, glicose, radiofrequência ou laser. Além desses, é possível realizar a cirurgia de maneira convencional.

Quem define a melhor opção é o especialista vascular, que escolherá o melhor plano terapêutico para cada caso. Não permita que as varizes se tornem um problema, realize o tratamento e viva feliz sem esse incômodo!