Safena incompetente: o que é isso? - Dr. Keller Santos

Safena incompetente: o que é isso?

Você acaba de fazer os exames vasculares e recebe o diagnóstico: “Presença de Safena incompetente”. E agora, será que isso é grave? Antes de mais nada, insuficiente nesse caso é sinônimo de incompetente, e isso significa que sua veia não está funcionando corretamente.

Para que o sangue flua pelas veias das pernas são necessários vários mecanismos. Um dos mais importantes é a compressão da planta dos pés ao pisarmos no chão, a contração da musculatura da panturrilha ao caminharmos e as válvulas dos interiores das veias funcionando corretamente.

Essas válvulas existem porque o fluxo sanguíneo obtido pela compressão da planta do pé e da musculatura da panturrilha é irregular, isso é, quando erguemos a perna ao darmos os passos, o sangue tende a descer. Nesse momento as válvulas fecham e impossibilitam que o sangue desça para o pé, impedindo o refluxo. É por isso que nossas válvulas devem funcionar de forma suficiente.

Quando as válvulas não funcionam corretamente, quer dizer que estão insuficientes, e o fluxo sanguíneo adquire um sentido contrário ao que deveria, voltando para o pé ao invés de subir para o coração.

Na maioria das vezes, a presença de varizes, inchaços e cansaço nas pernas está associada à incompetência venosa. Por isso, o tratamento completo das veias calibrosas deve incluir a intervenção das veias incompetentes, pois provavelmente estas sejam as fontes das varizes.

Faça exames regularmente para saber como estão as suas veias!