Saiba o que fazer no pós operatório da cirurgia de varizes convencional. - Dr. Keller Santos

Saiba o que fazer no pós operatório da cirurgia de varizes convencional.

A cirurgia convencional de varizes dos membros inferiores consiste na retirada das veias que estão dilatadas e insuficientes. É indicada quando não é possível realizar tratamento por meio das técnicas minimamente invasivas, como por exemplo a escleroterapia.

As veias retiradas na cirurgia de varizes convencional são as safenas. O método consiste na realização de duas incisões na pele, uma na região da virilha, outra na parte do joelho ou na parte anterior do tornozelo. A safena é reconhecida nesses pontos e separada, após isso, é introduzido internamente um cabo fino de aço por toda a extensão até a virilha, local onde é realizada a ligação e o corte da veia, retirando-a de cima para baixo.

Após a cirurgia de varizes convencional, são necessários até 15 dias de repouso moderado, no qual o paciente pode ir ao banheiro, tomar banho e comer normalmente, porém sem realizar exercícios. É possível que pequenas caminhadas sejam liberadas com o passar dos dias, sempre de acordo com a avaliação do médico.

O paciente precisa usar meias elásticas pelo período estipulado pelo cirurgião quando voltar a se movimentar. Expor a perna aos raios solares só é permitido após as manchas roxas desaparecerem. Tratamentos estéticos como massagens e depilações só podem ser realizados depois do tempo determinado pelo profissional.

É de extrema importância realizar o acompanhamento pós-operatório pelo cirurgião vascular, para que sejam indicados os melhores cuidados e os resultados da operação sejam avaliados.

Dr. Keller Santos | Cirurgião Vascular