Tromboflebite e Trombose: quais as diferenças? - Dr. Keller Santos

Tromboflebite e Trombose: quais as diferenças?

Pernas inchadas, rígidas e doloridas são sintomas associados à duas doenças vasculares: Tromboflebite ou trombose, caracterizadas por processos inflamatórios com formação de coágulos sanguíneos na veia. Hoje serão explicadas quais as diferenças entre essas duas patologias.

Antes de falar da tromboflebite, é necessário explicar que a flebite é um processo inflamatório na parede interna de um vaso superficial do corpo, principalmente nos membros inferiores. Tem como sintomas a vermelhidão, dor, inchaço e sensação de calor no trajeto da veia inflamada.

Caso a flebite não seja tratada, pode ocorrer a formação de coágulos de sangue, que evoluem para a tromboflebite, uma trombose superficial que acomete as veias abaixo da pele.

Por sua vez, a trombose é caracterizada pela formação de um trombo, causado pela coagulação de sangue. Pode ocorrer em uma veia superficial ou profunda, localizada no interior dos músculos.

A principal diferença entre as duas patologias é que a tromboflebite ocorre de forma mais superficial, já a trombose pode acometer veias mais profundas. Ambas possuem tratamentos, que devem ser indicados por um profissional vascular, de acordo com cada caso.