Você sabe o que são vasculites? - Dr. Keller Santos

Você sabe o que são vasculites?

A palavra vasculite tem como significado inflamação dos vasos sanguíneos. Nas vasculites, a parede dos vasos é atacada por células do sistema imunológico. Isso pode causar hemorragias e formação de aneurismas, entre outros problemas.

As vasculites primárias são raras e acontecem quando o vaso sanguíneo é o alvo principal da patologia, sendo sua classificação dependentes do tamanho da veia que foi agredida. Pode ocorrer de forma isolada em apenas um órgão, ou acometer simultaneamente vários sistemas.

Já as secundárias são as que apresentam danos dos vasos, associado a alguma outra condição relacionada com a inflamação.

Pessoas com vasculite geralmente apresentam dentro de dias ou semanas sintomas como febre, cansaço e dores nas articulações. Alguns sinais vão variar de acordo com o órgão e o tipo de vaso acometido.

Ainda não há cura para as vasculites primárias, mas o tratamento é de longa duração, com o intuito de controlar a doença o mais rápido possível. Para as secundárias, o método é conduzido para a causa da doença, podendo apresentar boa resposta.

Para avaliar a doença e os possíveis efeitos colaterais dos tratamentos, as consultas com seu médico devem ser frequentes. A ocorrência das vasculites é variável e imprevisível.

Dr. Keller Santos | Cirurgião Vascular